Universidade de Brasília implanta projeto da NCT Informática de acesso Wi-Fi

A infraestrutura de Wi-Fi alcança toda a extensão da universidade com vários pontos de acesso e alta segurança

A Universidade de Brasília – UNB – atualmente possui 2.445 professores, 2.630 técnicos-administrativos, 28.570 alunos regulares e 6.304 de pós-graduação, e é constituída por 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisa especializados, e desde 2010, graças ao contrato celebrado com a NCT Informática, todas essas pessoas tem acesso wi-fi em todas essas localidades, melhorando a educação do corpo discente, inovando a didática do corpo docente e trazendo a mobilidade necessária para os técnicos-administrativos.

O projeto levou cinco meses entre o planejamento e a implantação, criando uma estrutura de rede com disponibilidade ao acesso Wi-Fi com cobertura total. Dessa forma, a Universidade de Brasília esperava corresponder a demanda dos alunos e professores sobre o acesso a internet, enquanto também possibilitava uma grande melhoria na sua comunicação interna e externa.

Antes dessa implantação a dificuldade de acesso a internet era preocupante, pois esta era disponível apenas em locais específicos, como a Biblioteca. Não suficiente, no campus, a área externa é extensa e os prédios de diferentes alturas e estruturas, diversificando então toda a rede sem fio e dificultando o processo de gestão e manutenção por não possuir uma central única de informações para identificar os acessos, por vezes necessitando de novos registros em diferentes locais. 

Resultados

A satisfação foi comentada de ponta a ponta na Universidade de Brasília, inclusive em suas redes sociais, pois através dos 510 pontos de acesso AP125 da Aruba Networks transmitindo 300 Mbps em uma frequência dual-band 2.4-GHz/5-GHz e 7 quiosques para a realização de cadastro dos usuários, foi possível cobrir todas as localidades sem perder qualidade. O resultado foi imediato e claro através da facilidade dos alunos e professores para realizar as suas pesquisas e estudos.

O acesso ficou fácil, mas não virou festa, pois através do software AirWave da Aruba Networks, é possível identificar diretamente quem está na rede, o local que o usuário está acessando e o aparelho móvel que está usando, assim como também verifica o quanto este aparelho está consumindo de bandwidth da rede, ao invés de apenas fazer a administração das portas e aparelhos. Dessa forma é fácil identificar se estão aproveitando o benefício de forma correta e evitar o seu uso indevido. Para complementar a proteção e criar o suporte necessário para essa estrutura, foram implementados cinco 3400 Mobility Controllers da Aruba Networks, sendo que cada Mobility Controller suporta até 8,192 usuários e reforça a segurança da rede através de seu firewall sólido, realizando o policiamento da rede na velocidade de até 4Gbps, evitando intrusos, ataques e garantindo o bom aproveitamento da rede wireless da universidade. 

Proteção

Após o sucesso das redes sem fio, a Universidade de Brasília, no mesmo ano, confiou  novamente na NCT Informática para ampliar a proteção da sua rede. Através dos appliances FortiGate da Fortinet, foi possível a criação de novas regras de segurança na rede e também priorizar o conteúdo, evitando uso desnecessário da banda. Junto ao FortiGate, foi implementado o FortiAnalyzer, também da Fortinet, possibilitando mais de 300 customizações de relatórios, que permitem uma administração e um planejamento mais eficiente da rede.

Sobre a Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília é considerada a oitava melhor do país e tem nota 4 de 5 no IGC (Índice Geral de Cursos do Mec), oferecendo 109 cursos de graduação stricto sensu e 22 especializações lato sensu. Os cursos estão divididos em quatro campus espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. Os orgãos de apoio incluem o Hospital Universitário, a Biblioteca Central, o Hospital Veterinário e a Fazenda Água Limpa.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux